quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Promoção automática ou Progressão Continuada

     Às vezes paro para pensar em como era a educação nos anos 80, 90 e como está agora. Me dá medo. Como será o futuro desse país, meu Deus? Crianças que encerram o Ensino Fundamental I (1º a 5º anos) sem serem ao menos alfabetizados. E continuam no Fundamental II assim, mal conseguem soletrar as palavras. E pior ainda: encerram o Fundamental e vão para o Ensino Médio analfabetos. Isso mesmo: analfabetos! 
   E ainda temos resultados de provas mundiais em que o Brasil evoluiu. Evoluiu onde? O adolescente estar dentro de uma escola não quer dizer que esteja aprendo e apreendendo.  A escola virou ponto de encontro de meninos e meninas que não veem na educação um meio para mudar de vida. Não só a vida financeira, e talvez esta nem mude tanto.           Mas mudar essa coisa de o rico, a elite "dar as cartas" e o restante obedecer. Ir em busca da igualdade. Igualdade intelectual, social e talvez financeira.
     Muitos criticam o modo como fomos alfabetizados: por meio da cartilha. Chamam-no de meio ultrapassado etc. Mas o engraçado é que esses que criticam foram alfabetizados por meio dela e hoje estão lá, ditando as regras. Não sou contra os métodos atuais, pelo contrário, penso que deveriam ser complementados com a cartilha e voltar a maneira de aprovação antiga. Aquela em que os alunos precisavam estudar para irem para a série ou ano seguinte. Hoje eles sabem que basta comparecerem estarão certamente no ano seguinte.
     Meu Deus onde vamos parar?

É isso,
Ilma Madrona

3 comentários:

  1. Estive por aqui!!!

    Parabéns pelo seu blog Ilma, está muito interessante, cheio de novidades e curiosidades.

    Adorei!!!

    Bjos,

    Jéssica Caldas.

    ResponderExcluir
  2. Thank you Jéssica. Espero que vc mais vezes. Bj

    ResponderExcluir
  3. ta legal o blog ilma madrona, coloca m+ fotos ai, para o pessoal visualizar melohr o blog...

    ResponderExcluir