quinta-feira, 17 de março de 2011

Será que vale a pena?

          Todos os dias que chego em casa paro e pergunto pra mim mesma: "Será que vale a pena sair de casa, deixar meu lar, deixar minha casa pra cuidar depois e ir para a escola tentar dar aulas? Será que vale a pena perder horas de lazer, de descanso preparando aulas, pensando em levar conhecimento formal para jovens que nem sequer tiram o material da mochila?
          Vale a pena gastar dinheiro com cópias, ler textos e mais textos na tentativa de escolher um que chame a atenção deles? (e nada chama a atenção deles, ou quase nada, a não ser funks com palavrões e coisas desse tipo). Vale a pena passar raiva com aqueles que nos enfrentam como se nós, professores, fôssemos seus inimigos? Será que vale a pena nos desgastarmos tanto só para tentarmos passar o conteúdo de que precisam saber - o que a elite quer que aprendam? Vale a pena perder a voz por causa dos gritos com os quais tentamos, e só tentamos, explicar o conteúdo e o que é para fazer? (pois eles têm preguiça de ler o enunciado ou não sabem mesmo ler)."
          Eu continuo matutando e me lembro de que daqui há alguns anos, estarei doente, por causa do nível elevado de stress. Corro o risco de 99% de ficar com depressão aguda pela culpa de não ter conseguido trabalhar como gostaria ou teria que ser e o que é pior: o perito (médico) não irá me afastar porque dirá que estarei em perfeitas condições de enfrentar uma sala de aula de 50 alunos em que 10 deles vão lá para aprender alguma coisa. Pois o sistema (ah o sistema! desse falarei depois em um outro texto) diz que eles não precisam aprender, basta irem lá responder presença, e quando respondem, e está tudo bem.
           E pensando, pensando eu chego à conclusão de que não vale a pena. Não mesmo, não vale a pena. Só continuo lá porque sou viciado em cumprir meu destino e meu papel. Quem sabe aqueles 10 que citei há pouco no futuro achem que valeu a pena.

É isso.
Ilma Madrona

4 comentários:

  1. Olá Ilma!!! sabe que penso a mesma coisa? e talvez por causa disso é que ainda não me "arrisquei" a dar aulas.
    Fico triste com isso. Pois, caminhando dessa forma, onde estarão esses adolescentes e jovens daqui a alguns anos? Como poderão competir com outros para uma vaga numa boa universidade? Como enfrentarão o mercado de trabalho? que tipo de adultos serão?? Mas, prossiga, não desista!! Com certeza, suas sementes ainda darão frutos, mesmo que poucos, porém, fortes e saudáveis, esteja certa disso. Deus te dê graça e sabedoria nessa difícil caminhada! Ah, se eles soubessem como a Profª Ilma é dedicada!! Bjs amiga!!

    ResponderExcluir