terça-feira, 10 de maio de 2011

A CULPA É DO PROFESSOR


     Não é de hoje que a educação no estado de São Paulo está em decadência. As autoridades fingem que não é com elas, os pais acham que a responsabilidade de educar seus filhos é exclusividade da escola, a escola faz o que as diretorias mandam, a diretoria recebe ordem de um órgão mais alto e assim vamos vivendo este caos.
     Vamos dar um desconto para o MEC e as Secretarias de Educação que tentam realizar o sonho de um país letrado e independente intelectualmente falando. Com a intenção de fazer bonito para o FMI, implantaram a maldita promoção atutomática - aquela em que o aluno não precisa fazer nada em sala de aula, basta comparecer, responder presente e ele passa para outra série ou ano mesmo sendo analfabeto.
     Pois é, cá pra nós, as autoridades da educação ainda não entenderam que no Brasil a coisa não funciona assim com tanta liberdade. O Brasil não sabe até hoje, depois de 30 anos, usar a liberdade que tem. Não sei se nossos políticos não sabem disso ou fingem não saber. Grande parte, mas grande mesmo, de nossos alunos são filhos de pessoas leigas, analfabetas ou semi-analfabetas, que não fazem ideia de como funciona o nosso sistema de educação, ou o sistema de um Estado Democrático (que é mesmo difícil entender). Os pais não compreendem que seus filhos não têm obrigação de irem para outro ano sem saberem ao menos ler e escrever, o básico que se ensina numa escola.
     Então quem segura este rojão? Claro, meu caro leitor, sobra para o professor em sala de aula, que passou anos numa faculdade se preparando para se tornar um profissional da área da educação, para ajudar a mudar alguma coisa neste país por meio dela, a educação, mas precisam passar pelo menos metade do tempo de uma aula tentado fazer alunos se aquietarem, alunos esses que vão para a escola encontrar colegas para guerras de bola de papéis em sala e muito mais.
     Professores preparam aula para mais de 40 alunos, mas precisam se ajeitar para conseguir com que uns 15, que vão lá para estudar, entendam a matéria e a façam. Claro que os "experts" em educação, os que gastam seu tempo escrevendo teorias de "como dar aula", têm na ponta da língua, ou da caneta, a resposta para tudo isso: "A CULPA É DO PROFESSOR!" que não consegue "domar" filhos que não têm atenção dos pais, e que vão para a escola para "quem sabe se fizerem muita bagunça, consigam a atençao da coordenação ou direção, nem que seja para broncas".
     Muitos pais depositam seus filhos nas escolas e esperam que lá "tomemos conta" deles certos de que somos babás, e que passamos anos na cadeira de uma faculdade para depois "cuidarmos de seus filhos" em sala de aula. Mas essa parte deixo para outra hora.
Só me resta pedir: "MEU DEUS, QUE VOLTE A REPETÊNCIA, PELO MENOS A CADA DOIS ANOS. ESSE PAÍS NÃO SABE AINDA APROVEITAR O QUE TEM."
É isso.

Um comentário:

  1. Muito bom mãe falou td!!!
    Vc tem certeza , vc podia ser escritora de vários livros.

    ResponderExcluir