quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nove entre dez jovens candidatos a uma vaga de emprego não dominam a Língua Portuguesa

     Em reportagem que foi ao ar no Jornal da Record nesta terça dia 19/07/11 entrevistado diz que de dez avaliados nas provas de Português, apenas 1 ou 2, isso mesmo, apenas um ou dois dominam a língua portuguesa, ou seja, fala o português padrão. E o que é falar o português padrão? É o que ensina-se na escola: concordância verbal, concordância nominal, deixar para usar gíria no momento propício, ter um vocabulário diversificado, pelo menos.
     Isso quer dizer que o jovem não pode falar "nóis vai, nóis qué"? Não é isso. É necessário que se saiba usar os diferentes tipos de linguagens. Da mesma maneira que usamos uma roupa diferente para cada ocasião, também utilizamos linguagens diferentes em diferentes situações.
     Muitos jovens, estudantes ou não, acham que falar o português padrão, concordando verbos e nomes soa chato, e podem ser tachados de metidos ou coisa parecida. Mas é necessário, repito, que se saiba as variações do idioma que se fala para usar a mais adequada em cada situação.
     Enquanto apresentamos as variações da Língua Portuguesa grande parte ou a maioria dos alunos acha muito chato e não dão a devida importância ao que se ensina, e quando vão disputar uma vaga no mercado de trabalho, como no caso da área de telemarketing mostrado na reportagem citada acima, veem o quanto perderam ao não levarem a sério as aulas de Língua Portuguesa.
     O apresentador Celso Freitas finaliza o assunto dando uma dica de que para aprender a falar bem, ler ajuda bastante.  " Para quem é atendente, um dos piores erros é derrapar na língua portuguesa." Jornal da Record.
     Ah se esses jovens dessem ouvido!
http://noticias.r7.com/jornal-da-record/videos/edicao/?idmedia=4e260c17b51a98316cbe0d1a

Um comentário: