quinta-feira, 25 de agosto de 2011

POR QUE TANTA VIOLÊNCIA?

     peleadeninos
     Um amigo pediu para que eu falasse de violência na escola. Demorei muito para comentar. Fiquei mais de um mês analisando, pensando por que colegas de sala, de escola se agridem fisicamente, se agridem com palavras, com xingamentos etc.
     Pensei: pode ser pela ausência dos pais, assim eles chamam atenção dos mesmos de uma maneira ou de outra. Mas não. Por esse motivo não é. Há muitos e muitos pais que trabalham fora, veem pouco seus filhos e nem por isso sua crianças saem por aí esmurrando todo mundo. Pode ser influência dos jogos de video game, dos filmes da Tv, pensei, mas também não, pois na década de 90 já havia video game, não havia classificação para filmes com conteúdo violento e nem por isso saíamos quebrando tudo na escola. Poderia também ser pela falta de estrutura familiar - pais separados, pais e mães solteiros - mas há aqueles que nem pais têm, são criados por um parente e nem por isso respondem a tudo no murro.  
     Eu gostaria muito de saber o porquê deste problema. Gostaria muito de ter a resposta de por que crianças e adolescentes se sentem tão satisfeitos em surrar o colega por nada, por nada mesmo! Crianças e adolescentes que crescem sem valores, sem caráter e que acham que se sairem peitando e trocando pontapés, irão ganhar respeito dos colegas.
     Eu só sei de uma coisa: se os responsáveis, seja pais, avós, parentes ou seja lá quem for não mostrarem os limites para suas crianças e adolescentes, eles não irão parar. Pais e responsáveis que dizem não saberem mais o que fazer com seus filhos, me desculpem, mas precisam rever seus conceitos, suas atitudes e valores e se fazerem uma pergunta: "Será que estou realmente sendo pai, mãe ou responsável?
     É isso.

2 comentários:

  1. A violência cresce a cada dia porque passamos por um período de transição,estamos cumprindo com a nossa missão aqui na Terra passando por diversas adversidades,temos que ter fé em Deus,pois haverá um tempo que só os espíritos evoluídos habitarão na Terra.É preciso fazer o bem se quiser evoluir para não retroceder

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Sílvia. Se não fosse a nossa fé em Deus, já teríamos até começado a fazer justiça com as próprias mãos. Mas nossa fé nEle é o que nos sustenta.

    ResponderExcluir