domingo, 24 de março de 2013

Democracia para o Brasil?

Foram lutas e lutas para as liberdades no Brasil. Ficar livre de Portugal, ficar livre da ditadura, liberdade para as mulheres, para os alunos, para os jovens e crianças presas nas redes de prostituição infantil e assim vai...

Peguei-me pensando: Será que os cidadãos brasileiros sabem lidar com a democracia, com a liberdade de expressão, de pensamento, de escolha? 

Porque pensemos: o Brasil está anos luz dos países europeus, norte-americanos e até de alguns vizinhos aqui da América do Sul, quando se fala em educação, saúde, etc. E quando eu digo educação, não estou falando apenas de sentar-se num banco de uma sala de aula e adquirir conhecimento. Falo também de boas maneiras, de respeito, de consciência!

Como é difícil olhar para a população em geral e ver a quem escolhem para nos representar nas câmaras, senado, etc. Como é difícil ver a maneira como tratam o meio em que vivem: parques, ruas, prédios públicos, rios e tudo mais.

Temos os poucos que gritam pelos seus direitos, que fazem ecoar seus pensamentos contra políticos que opinam contra o homossexualismo, que esbravejam suas reações contra opiniões e temos um povo calado em frente a um presidente do senado acusado de dezenas de crimes. Que coisa mais estranha!

Então eu me pergunto: que democracia é esta, que vizinhos se escondem no direito de fazerem o que bem derem na telha, com o volume de seus sons no mais alto que podem, ao ponto de estremecer janelas alheias, com "músicas" que gritam palavras tão baixas que nem o mais sujo consegue pronunciar longe de seu banheiro, tirando o direito dos outros vizinhos de dormirem em plena madrugada?

Que democracia é esta que grita por pouca coisa pelas avenidas e não consegue deixar de votar em ladrões e bandidos para nos representarem no poder? Que democracia é esta que deixamos nossas crianças crescerem sem limites, sair por aí com motos e carros atropelando a torto e a direito com a certeza da impunidade em mente?

Em que regime estamos vivendo que não conseguimos mostrar para nossos jovens que somos responsáveis pelo que fazemos, pelos que não fazemos enquanto podemos; mostrar às nossas crianças os valores necessários para se viver em sociedade, o respeito, o significado da própria palavra Democracia.

A ditadura é e deve ser um regime que tenha ficado na história do nosso país, jamais deveria ser exaltada nem desejada por ninguém, mas de uma coisa estou certa: O Brasil até hoje não tem maturidade para ser democrático! 

E façamos o quê? Acabemos com a democracia? Claro que não, tentemos fazer com que as gerações futuras adquiram maturidade para lidar com ela, exercê-la e exaltá-la como merece.

É isso.
Ilma Madrona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário